Então ao invés de mandar o código-fonte, os servidores da web processam (parse) os códigos antes ao transformá-los num formato HTML puro. Com códigos PHP integrados diretamente no HTML, é possível criar páginas web dinâmicas de maneira eficiente. A capacidade de incorporar lógica de programação diretamente no código HTML facilita o desenvolvimento de sites interativos e personalizados. Basicamente, o PHP é uma linguagem interpretada que opera no lado do servidor.
Muitos consideram o PHP uma linguagem para a Web, mas não é exatamente assim. O PHP funciona em outros ambientes, como IOT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas”), funciona na linha de comando, pode criar aplicativos desktop, entre outras possibilidades. Apesar disso, o ambiente mais comum, e onde ele se comporta melhor, realmente é na Web – instalado em servidores Web e servindo páginas com conteúdo dinâmico.
O manual do PHP – Guia para iniciantes em PHP
Este arquivo estará em uma pasta diferente, dependendo da sua configuração. Use o include_once quando quiser carregar um arquivo condicionalmente, por exemplo, “carregar https://tripleten.com.br/ este arquivo em vez daquele”. Isso é útil, por exemplo, se você tiver vários arquivos carregando o mesmo arquivo e desejar evitar carregá-lo mais de uma vez.
Sua facilidade de aprendizagem, compatibilidade com bancos de dados e suporte a servidores web populares o tornam uma escolha sólida para quem busca eficiência e flexibilidade no desenvolvimento web. Não é por acaso que o PHP é uma das mais utilizadas e populares linguagens de programação, isso se deve à sua natureza de código aberto e suas funcionalidades versáteis. Ela é simples o suficiente para novatos, o que a torna uma linguagem democrática que não restringe seu aprendizado apenas a profissionais da área de tecnologia.
Quais são os principais exemplos de código PHP para iniciantes?
Em 1997, dois programadores reformularam os códigos do PHP e lançaram o PHP 3, mudando o nome de Personal Home Page, para PHP Hypertext Preprocessor, como falamos acima. Essa versão contou com a primeira forma de recursos de orientações a objetos. Apesar do desenvolvimento do PHP ser focado nos scripts do lado do servidor, você pode fazer muito mais com ele.
- Uma tarefa fundamental, presente na maioria das aplicações, é permitir ao usuário consultar informações cadastradas anteriormente.
- Quando isso acontece, nós os chamamos de static e, para referenciá-los ou chamá-los, não precisamos mais criar um objeto da classe.
- Esse método não é exclusivo de páginas que foram programadas com linguagem PHP.
- Então, se você precisa de um site com otimização SEO e código oculto, é muito melhor usar PHP, embora esta linguagem tenha mais requisitos técnicos justamente por rodar no servidor web.
- Uma parte muito importante de qualquer linguagem de programação é como você escreve comentários no meio do código.
Seu objetivo é poder “decorar” uma página HTML com dados dinâmicos. Foi criado em 1994, por Rasmus Lerdorf, para construir seu site pessoal. Ele não sabia na época que se tornaria uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Ele se tornou popular em 1997/8, mas explodiu mesmo foi nos anos 2000, quando o PHP 4 chegou. As estatísticas dizem que ele é usado por 80% de todos os sites da web.
História[editar editar código-fonte]
A outra maneira considera o PHP mais como o motor responsável por gerar uma “aplicação”. Você não escreve o HTML em um arquivo .php, mas usa uma linguagem de modelagem para gerar o HTML, e tudo é gerenciado pelo que chamamos O que é PHP de framework. Observe que as informações geradas pelo phpinfo() contém muitas outras informações úteis. Nas bases de código moderno do PHP que usam frameworks, os arquivos geralmente são carregados automaticamente.